Tomei conhecimento, que os motoristas do FUNDEB em Felipe Guerra estão com 6 (seis) meses de salários atrasados, e isto tem prejudicado toda a classe estudantil Felipense tanto da rede municipal de ensino quanto estadual.
Alunos estão usando bicicletas para deslocar-se da zona rural para a escola (zona urbana do município), precisamente alunos das comunidades Posso Tilon, assentamentos Frei Damião e São Manoel que estudam na Escola Municipal José do Patrocínio Barra, fizeram o percurso de bicicleta.
Conversando com alguns professores, um deles me confidenciou que as salas de aulas estão tendo em média três alunos por período e que não sabe mais o que fazer para não ver estes alunos prejudicados, e por isso tem sido sensível para com os alunos ajudando nas notas e enviando conteúdos para os alunos estudarem em suas casas.
Nos últimos tempos, as escolas municipais de Felipe Guerra, têm perdido grande número de alunos que migraram para a escola estadual, pois os pais vêem mais compromisso naqueles que fazem a educação naquela escola algo que não existe mais nas escolas municipais de Felipe Guerra.
Hoje pela manhã, a diretora da Escola Municipal José do Patrocínio Barra, a senhora Ceci Gurgel, foi abordada naquela escola por mães de alunos da comunidade rural Mulungu e adjacências, que disseram que caso amanhã o problema da falta de transporte escolar não seja resolvido, estas irão denunciar o caso na Promotoria Pública de Apodi.
Este problema é velho em nosso município, ano passado esse problema já atingia de forma intensa a educação de Felipe Guerra, naquela época, vereadores de oposição como Reginaldo Pascoal (PSL) (com o qual falei sobre isso semana passada), denunciaram o problema a órgãos competentes, e não eram 6 (seis) e sim 7 (sete) meses de salários atrasados, e o que aconteceu? A justiça tomando conhecimento, buscou ouvir os motoristas que apresentaram contracheques comprovando que estavam com seus pagamentos em dia temendo perderem seus empregos nos quais trabalham e quase não recebem, vivem endividados e não tem atitude de “botar a boca no trombone”.
No caso dos alunos da rede estadual de ensino, ano passado o senhor prefeito Braz Costa, dizia estar fazendo favor ao permitir que os motoristas da rede municipal os trouxessem a escola, pois o governo do estado da época não repassava ajuda de custo, este ano, sabemos muito bem que está havendo remuneração conforme foi acordado entre governo do estado e Poder Executivo de Felipe Guerra, e o que está acontecendo? Pois nem mesmo com os alunos da rede municipal o senhor prefeito está tendo compromisso. Já que está no período invernoso, alegará que a culpa é das chuvas? Que “impedem” o acesso coisa que não está existindo em hipótese alguma.
O fato é que de certeza, este escândalo será realmente levado ao conhecimento dos órgãos competentes inclusive o governo do estado que não que tomará conhecimento que o acordo não está sendo cumprido e deverá buscar saber para onde estão indo os recursos destinados a educação do município de Felipe Guerra.
Me faz rir o fato de recordar que recentemente o senhor prefeito fez declarações para um jornal impresso da região relatando as “mil maravilhas” em que se encontra a educação do município e sua gestão como um todo.
Erinaldo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário