segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Casagrande: 'Ganharemos tempo com Dilma vitoriosa'

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, é o principal nome capixaba do PSB, um dos partidos da base governista. Ele assegurou apoio incondicional à candidata petista Dilma Roussef e afirmou que vai trabalhar no Espírito Santo por esta candidatura no segundo turno.
Segundo ele, a eleição de Dilma trará mais vantagens para o Estado, principalmente no que diz respeito às obras públicas. 'Se Dilma vencer, haverá continuidade de ações'. 'Ganharemos tempo com Dilma vitoriosa porque obras importantes estão engatilhadas', afirmou Casagrande. Porém, a vida de Casagrande como cabo eleitoral não será fácil.
Em terras capixabas, a eleição para presidente resultou em uma vitória apertada para a candidata petista: Dilma conquistou 37,25% dos votos válidos, o que corresponde a 717.417 votos, Serra obteve 35,44%, o que equivale a 685.590 votos, e Marina Silva (PV) recebeu 26,26% dos votos locais, ou seja, 505.734 votos. O trabalho de Casagrande é de convencer os eleitores verdes a votarem na petista para ampliar a vantagem apertada que tem no Estado contra o tucano.
Investimentos
Casagrande começará o seu governo com R$ 1 bilhão para investimentos já no orçamento de 2011. Em sua primeira entrevista como governador eleito, ele afirmou que vai fazer mais investimentos no sistema carcerário e concursos públicos para as polícias Civil e Militar e para as secretarias de Saúde e Educação.
A única condição assinalada para o lançamento dos editais dos concursos anunciados pelo governador eleito será a necessidade de manter as contas do governo capixaba em ordem. 'O equilíbrio fiscal será um dos princípios da administração do governo nos próximos quatro anos', assegurou.
Ele disse ainda que conversará com todos os deputados estaduais, porém adotou uma postura aberta ao comentar a relação entre executivo e legislativo capixaba nos próximos quatro anos. 'Tenho condição de dialogar com todos os 30 deputados estaduais'. 'A partir desse diálogo é que vamos tomar a decisão do melhor formato da relação com a Assembleia', disse.
Transição
Apesar dos planos para o futuro, Casagrande está trabalhando na montagem de uma equipe de transição. Uma das funções desta equipe será desenhar a estrutura organizacional do governo capixaba , mas não quis adiantar se poderá criar novas secretarias em seu governo. 'Essa equipe (de transição) vai me ajudar nesse processo de discussão', disse.
Segundo o governador eleito, a equipe de transição terá um 'perfil técnico, com capacidade política, comportamento ético e que atuará com transparência'. Ele garantiu que vai anunciar a composição desta equipe ainda esta semana. Casagrande ainda afirmou que o atual governador Paulo Hartung (PMDB) terá participação ativa no processo de transição, mas comentou que não há conversações para que ele faça parte de seu governo.
Hartung, quando foi votar na manhã de ontem, afirmou que só participaria do governo se fosse chamado. 'Terei um comportamento adequado de ex-governador, ajudarei quando for chamado, mas não serei palpiteiro', disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário